domingo, julho 18, 2010 | Autor: Ebenézer Teles Borges


Já faz umas duas semanas que durmo e acordo com músicas do Heritage Singers em minha cabeça. Incrível! Deparei-me com essas músicas no Youtube e fiquei ouvindo. No dia seguinte repeti a dose. Baixei algumas para ouvir novamente. Agora não consigo me livrar delas.

Lembro-me do sucesso que esse conjunto fez a partir da segunda metade da década de setenta. Era amado por muitos e odiado por outros tantos. Para uns ele representava a evolução natural dos gostos, preferências e tendências musicais. Para outros era a perversão dos valores religiosos e um perigo para a juventude.

O tempo passou e agora o Youtube se encarregou de dar forma e movimento às vozes que, há muito, me eram familiares. Interessante é que hoje essas músicas me parecem suaves, calmas e até inspiradoras... Além disso, elas conseguem despertar em mim um sentimento suave e triste que atende pelo nome de "saudade".

O vídeo acima apresenta a música "God's wonderful people", interpretada pela formação de 1983/1984. No Youtube há muito mais.
sexta-feira, julho 16, 2010 | Autor: Ebenézer Teles Borges
Trezentos e sessenta e cinco dias é o tempo necessário para que o planeta Terra dê uma volta em torno no sol. Que há de especial nisso? Não sei. Talvez nada... Sei apenas que usamos esse ciclo para marcar o tempo e damos a ele o nome de "ano".

Um ano atrás eu comemorei aqui meu aniversário. O tempo passou depressa. Muito depressa. Parece até que voou... E aqui estou, outra vez, preparando-me para apagar novamente as velinhas.

Quantas coisas mudam em um ano! Algumas conquistas, alguns fracassos: surpresas e sustos! Mas o mais importante é que completo mais um ano de vida com saúde e disposição para encarar outros tantos que – queira Deus – possam vir pela frente.

Por um lado, não há como negar que estou ficando velho. Velho? Não gosto dessa palavra. "Velho" talvez combine com outros, mas não comigo. Também não me identifico com a palavra "idoso" e reluto em empregá-la aqui. Por isso, com sua licença e paciência, permito-me trocá-las por outra que considero mais apropriada para esta ocasião: Estou ficando mais "experiente"! E é essa experiência que me tem aconselhado insistentemente a aproveitar a vida. É ela que me diz que a vida é curta e frágil. Cada badalada no relógio do tempo nos fere e a última nos há de matar...

A vida é frágil - frágil e bela. Se tento protegê-la em demasia, ela se atrofia e pende para a morte; se, por outro lado, procuro vivê-la com muita intensidade, ela dá sinais de exaustão e se inclina para a morte. Se me ponho a viver de forma discreta e equilibrada, mesmo assim a vida passa, simplesmente passa, e se aproxima dos braços da morte... Socorro! Não dá pra fugir da morte?

Seja como for, vamos vivendo! Vamos correndo! Às vezes tropeçando e outras vezes caindo. Já caí tantas vezes!

Mas hoje não quero pensar nessas quedas e sim nas tantas vezes que consegui me levantar, sempre amparado por mãos amigas, verdadeiros heróis que teimam em apostar em mim. Gostaria muito de presenteá-los, nesta dia especial, com algo de grande valor, mas não posso. Sou pobre. Então, que "Deus lhes pague"!

Além dos amigos, registro aqui minha gratidão aos familiares (que também são amigos) e que estão sempre por perto, compartilhando comigo do cardápio variado que a vida nos serve. É bom saber que, para vocês, eu sou mais que um número: tenho um nome, um rosto, uma história e muito valor!

E tenho uma companheira muito especial, que, por opção e falta de juízo, está sempre comigo. Ela é um exemplo vivo de resistência, fé e sanidade mental duvidosa. Opa! devo apressar-me em me explicar, antes que uma crise conjugal ponha fim aos festejos deste aniversário: Os anos vão passando e ela continua ao meu lado (quanta resistência!), e continua acreditando e investindo em mim (quanta fé!), e mesmo me conhecendo tão bem, sabendo quem eu realmente sou e tendo ciência desse meu "lado negro" que eu sempre procuro ocultar, ela não se assusta, não treme e nem pensa em fugir (quanta loucura!). Posso estar enganado, mas ao que me parece, ela prefere enxergar esse meu "lado negro" como um discreto pano de fundo no qual se destacam estrelas cintilantes, luas prateadas, sóis dourados... (insana!!!)

Enfim, mais um ano se passou! E o melhor: Mais um ano está começando!

A vida continua! Feliz aniversário para mim, mais uma vez!
domingo, julho 11, 2010 | Autor: Ebenézer Teles Borges
Continuo correndo pouco. Continuo distante de eventos relacionados à corrida de rua. Por quê? A resposta é simples: falta de tempo.

Sempre ouvi dizer que tempo é questão de prioridade. Se há verdade nessa afirmação, então minha prioridade número um é o trabalho. Estou sem tempo para quase tudo. Saio de casa bem cedo e retorno sempre tarde.

E a vida vai passando...

Passei a ser um corredor de fim de semana. Além de não ser uma prática saudável, nunca alcanço um bom condicionamento. Todo fim de semana é uma tentativa de recomeço. De certa forma, é frustrante, exceto pelo ditado popular que afirma: ¨é melhor pingar que secar¨.

Esperança de voltar a correr regularmente sempre há. Contudo, essa esperança nada mais tem sido que mero esperar.

O gráfico mostra que esse ano, meu volume de treino está conseguindo o que me parecia impossível: estou correndo menos que no ano passado.
Related Posts with Thumbnails